O sorriso é uma importante parte da nossa vida, influenciando a autoestima e a maneira como nos sentimos com nós mesmos. É por esse motivo que muitas pessoas têm buscado maneiras de conseguir um sorriso mais harmonioso por meio de tratamentos ortodônticos. Dentro disso, pode surgir uma dúvida: aparelho Invisalign e aparelho fixo, qual escolher?

Por muitos anos o segundo foi a única opção disponível. No entanto, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, tem se popularizado cada vez mais tratamentos mais modernos e estéticos, que alcançam os mesmos resultados dos tradicionais mas com maior satisfação.

Quer saber mais sobre as características de cada um e qual é o ideal para você? Então, continue a leitura!

O que é o aparelho fixo?

Esse é um dos tratamentos mais antigos e tradicionais. Por meio de fios metálicos e peças que são fixadas nos dentes, os brackets e as bandas, o aparelho fixo exerce a força necessária para alterar a posição dentária e corrigir problemas como diastemas (espaço entre os dentes), mordida cruzada e apinhamento.

A alternativa mais conhecida é composta de metal e borrachinhas que prendem o fio. No entanto, hoje já existem opções mais modernas, como o aparelho fixo estético e o aparelho autoligado.

O que é o aparelho Invisalign?

O aparelho Invisalign é uma tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos e que trouxe inovação estética e mais conforto aos tratamentos ortodônticos. Trata-se de uma placa removível, chamada de alinhador, feito especialmente para a arcada dentária de cada paciente.

Após uma avaliação em consultório, é feito um planejamento digital de todo o tratamento utilizando tecnologia 3D para visualização e fabricação do aparelho. Assim, é possível desde o início ter uma previsão de qual será a duração total do procedimento e o resultado final.

O paciente recebe um kit com os moldes que serão usados no próximo período. O principal benefício é que eles são fabricados em material transparente, sendo quase imperceptíveis e podendo ser retirados nas refeições e na limpeza bucal.

Quais são as diferenças entre aparelho Invisalign e aparelho fixo?

Agora que você já conhece as principais características de cada tratamento, confira a diferença entre esses aparelhos e as vantagens e desvantagens de cada!

Estética

O tratamento ortodôntico pode ser um importante aliado na recuperação da autoestima perdida por causa de um sorriso desalinhado. No entanto, muitas pessoas ainda adiam a decisão de iniciá-lo por medo do impacto negativo na aparência, principalmente no caso de adultos.

A boa notícia é que o aparelho Invisalign reduz esse problema, por ser uma alternativa muito mais estética do que o tradicional. Além de ser bastante imperceptível, ele pode ser retirado em situações pontuais, como festas e eventos sociais.

Conforto

Nesse ponto, o aparelho Invisalign também acaba saindo na frente. Isso porque a ausência de fios, brackets e bandas o torna uma opção mais confortável, reduzindo aftas e outros incômodos causados pelo contato dessas peças com a mucosa da boca.

Higiene bucal

É normal que o uso de aparelho ortodôntico prejudique a higiene bucal, pois facilita o acúmulo de restos de comidas e dificulta a escovação e o uso de fio dental.

Nesse ponto, o Invisalign também apresenta outra vantagem. Por ser removível, ele é retirado na hora da limpeza dentária, facilitando o processo.

Número de consultas e tempo de tratamento

tempo de tratamento varia em cada caso e somente o dentista poderá informar quanto será. Nesse sentido, o aparelho Invisalign e o aparelho fixo apresentam durações similares.

A principal diferença está no número de consultas, que é menor na primeira opção. Isso porque o dentista fornece o conjunto de alinhadores necessários para o período, reduzindo as idas ao consultório para manutenção.

Custo

Essa é a principal vantagem do aparelho fixo, que apresenta um custo menor do que o Invisalign. Apesar disso, hoje já existem diferentes opções de parcelamento e negociação do valor total, que tornam mais acessível o uso deste.

No final, é preciso avaliar todos esses aspectos na hora da decisão e pesar os prós e contras do aparelho Invisalign e aparelho fixo. Mas somente o ortodontista poderá auxiliar na decisão e indicar quais são as opções disponíveis para cada caso.

Agente uma consulta conosco e ajudaremos você a fazer a escolha ideal!

Abraços,

Dr. Fausto Côrtes Isaac – especialista em Ortodontia USP – CROGO 6430