Ter um sorriso bonito faz bem para pessoas de qualquer idade. Mas você sabia que o tratamento com aparelho ortodôntico pode ser feito por adultos? Os resultados alcançados vão desde alinhar os dentes até melhorar a mastigação, a respiração e a fala.

E para aqueles que não querem ter um sorriso metálico há opções também. A tecnologia da Ortodontia evoluiu muito e hoje oferece aparelhos discretos, transparentes e até invisíveis.

Quer saber se vale a pena usar aparelho depois de adulto? Acompanhe o artigo que preparamos e descubra todas as vantagens desse tratamento.

Possui resultado estético

Muitas pessoas desejam ter um sorriso perfeito, mas acreditam que só crianças e adolescentes podem usar aparelhos ortodônticos. É importante saber, no entanto, que o tratamento pode ser feito por todos, sem limite de idade. Isso porque os ossos estão sempre se renovando, permitindo a movimentação dos dentes.

A busca pela estética tem levado cada vez mais adultos a procurarem o ortodontista para alinhamento, correção de dentes encavalados, preparo dos espaços e dentes para próteses ou ainda eliminação de espaços. Com o correto posicionamento dos dentes, a mordida do paciente é beneficiada e melhorada.

Faz bem para o psicológico

Os resultados são muito bons tanto clinicamente quanto psicologicamente. Isso porque, depois do tratamento, os pacientes voltam a sorrir de forma natural, sem ter vergonha dos dentes. Ou seja, usar aparelho ortodôntico depois de adulto não traz só benefícios estéticos, proporciona bem-estar e eleva a autoestima.

Portanto, se o desalinhamento dos seus dentes é algo que o incomoda desde a adolescência, não perca tempo e procure um ortodontista. Ele vai indicar qual é o melhor plano de ação para o seu caso.

Reduz o tempo do tratamento

Uma preocupação das pessoas que querem usar o aparelho ortodôntico é com a demora no tratamento. O tempo de uso vai sempre variar de acordo com o objetivo pretendido e as correções que devem ser feitas, independentemente da idade.

A grande vantagem de iniciar esse acompanhamento como adulto é o comprometimento, já que a procura é espontânea e não uma imposição, como costuma ocorrer com crianças.

Dessa forma, o adulto tem bem claro os resultados que quer e acaba se esforçando mais na limpeza bucal e na manutenção adequada.

Tudo isso pode contribuir para a diminuição do tempo do tratamento!

Melhora a respiração e a fala

O alinhamento dos dentes e a correção da mordida podem melhorar também a fala, a mastigação e a respiração, o que traz qualidade de vida para o paciente.

Dessa forma, o tratamento ortodôntico pode ser uma ótima indicação, por exemplo, para quem sofre com a apneia do sono.

Diminui as dores causadas pela DTM

Uma mordida correta e dentes alinhados podem ser uma opção na hora de tratar as fortes dores de cabeça causadas pela disfunção temporomandibular, ou DTM, localizada na articulação que liga a mandíbula ao crânio. Isso porque interferências graves na mordida e nos movimentos mandibulares podem sobrecarregar os músculos mastigatórios e desgastar a articulação.

Cria espaço para um implante

Quem perdeu um ou mais dentes pode precisar colocar um implante. Porém, antes do procedimento o dentista faz todo um planejamento para que o tratamento dentário tenha sucesso.

Para colocar o implante pode ser necessário, por exemplo, que haja mais espaço entre os dentes e, por isso, há a indicação do aparelho ortodôntico.

Possibilita o uso de aparelhos ortodônticos discretos

Muitas pessoas querem usar aparelho, mas pensam que já passaram da idade e não se imaginam com os fios metálicos e as borrachinhas em seus dentes.

Para atender esse público que quer resultados, mas que não abre mão da discrição, foram desenvolvidas peças transparentes e até invisíveis. Ninguém vai perceber que você está fazendo um tratamento dentário com aparelho ortodôntico.

Acompanhe abaixo os tipos de aparelhos disponíveis no mercado:

Aparelho fixo

Esse é o mais comum e o que leva a fama de “sorriso metálico”. É composto por bandas, fios e braquetes. Ele tem a função de puxar os dentes, levando-os à posição correta. Como o próprio nome diz, fica fixo aos dentes e não pode ser removido.

O paciente precisa ter um cuidado extremo com a sua higienização para que restos de alimentos não fiquem retidos entre os dispositivos.

Mas isso não é motivo para desistir de colocar o aparelho porque hoje existem itens de higiene específicos para ele. É o caso de escovas interdentais e do passa-fio, uma espécie de agulha de plástico, que facilita na hora de usar o fio dental.

Aparelho fixo estético

Ele realiza o mesmo trabalho do aparelho fixo tradicional, ou seja, o alinhamento dos dentes. A grande vantagem é sua transparência, por ser feito de policarbonato, porcelana ou safira.

Quem quer cuidar do sorriso, mas tem uma grande preocupação com a aparência durante o tratamento, pode encontrar nele a melhor opção.

Alinhador transparente

Se o aparelho fixo estético é bastante discreto, o alinhador transparente é quase invisível. Isso mesmo: ninguém vai perceber que você usa. Para produzi-los são utilizados softwares, que se encarregam de garantir a medida exata para cada paciente.

O grande diferencial é que você pode removê-los para se alimentar e também para fazer a higienização. Uma facilidade e tanto!

O conforto é maior que com o fixo, já que não existem peças que podem perfurar a mucosa das bochechas e lingua e provocar afias. Quando às dores, o paciente pode sentir uma leve pressão na troca dos alinhadores, assim como na ativação do aparelho fixo.

Além da estética, os aparelhos alinhadores devem ser considerados por pessoas que tenham algum problema de rejeição com o níquel, metal presente nas versões tradicionais.

A boa notícia é que o paciente não precisa mudar o estilo de vida para usar esse tipo de aparelho.

Aparelho lingual

Esse tipo de aparelho também fica invisível. Os braquetes são colados na parte interna dos dentes e, por isso, não aparecem. Tem a mesma função dos modelos anteriores, de alinhamento.

A maior indicação desse modelo de aparelho é para atletas, especialmente os que praticam esportes de contato, pois podem sofrer com traumas na boca e correm mais riscos de cortes e lesões com o metal do aparelho fixo tradicional.

No entanto, existe uma preocupação maior com a higienização bucal.

Viu só? Não tem idade para começar a usar o aparelho ortodôntico! A tecnologia nessa área evolui cada vez mais, proporcionando conforto e qualidade. Converse com seu dentista e descubra qual o melhor tratamento para você.

Quer mais informações sobre o tratamento ortodôntico? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe através do formulário no site.