Para cada problema bucal que se manifesta, existem tratamentos odontológicos que ajudam a recuperar a saúde dos dentes e de todos os tecidos da boca. Porém, alguns tratamentos são mais procurados nos consultórios e, por isso, também são os mais conhecidos pelas pessoas.

Confira quais são esses tratamentos populares nos consultórios de odontologia, essenciais para manter a saúde dos dentes e a autoestima.

1. Ortodontia

A Ortodontia é um dos tratamentos odontológicos que podem trazer grandes benefícios para adultos e crianças. Trata-se de restabelecer a posição ideal dos dentes quando estes nascem de maneira irregular, e também trabalhar o posicionamento dos ossos faciais.

Para isso, o paciente faz uso de aparelhos ortodônticos que ajudam a reposicionar os dentes na arcada dentária para que a mordedura seja perfeita, com o encaixe dos dentes inferiores e superiores.

De modo geral, os aparelhos ortodônticos podem ser móveis ou fixos. O tipo de aparelho e a duração do tratamento dependem da necessidade de cada pessoa, podendo variar de poucos meses a 2 ou 3 anos.

Não procurar o tratamento ortodôntico quando ele é necessário pode causar diversos problemas, como:

  • Comprometimento da fala

  • Comprometimento da respiração

  • Mastigação inadequada

  • Problemas digestivos em razão da mastigação inadequada

  • Dores e desgaste dos ossos da mandíbula

  • Dificuldade na higienização dos dentes

  • Cáries, tártaro, gengivites e outros problemas relacionados à higienização insuficiente

  • Problemas de autoestima

2. Implante dentário

Os implantes dentários são um tratamento muito eficiente que substitui os dentes faltosos na boca. É colocado no osso de sustentação dos dentes um pino de titânio, que será incorporado pelo tecido ósseo ficando totalmente fixo na boca.

A esse pino é preso um dente postiço feito sob medida para cada pessoa, o qual não precisa ser retirado da boca para ser higienizado ou para dormir, como acontece com as próteses móveis.

A grande vantagem do implante dentário é fazer a reposição de dentes faltosos quando os demais não estão comprometidos. Recupera-se a boa mastigação, a fala correta e especialmente a autoestima das pessoas.

3. Clínica geral

Consultas preventivas e para solucionar problemas bucais mais simples também estão entre os tratamentos odontológicos mais procurados nos consultórios.

As limpezas, remoção de tártaro, obturações, reconstruções dentárias, entre outros procedimentos que competem ao clínico geral, são uma forte demanda e ajudam a manter o controle da saúde bucal, impedindo que surjam problemas graves.

4. Clareamento

Ter uma dentição branquinha é o desejo da grande maioria das pessoas e, portanto, quando a coloração dos dentes não agrada, o clareamento é a solução para renovar a aparência do sorriso, deixando-o mais saudável e mais bonito.

O clareamento dental pode ser feito em todos os dentes quando eles apresentam uma coloração amarelada, ou então pode ser feito em um ou mais dentes que possuam cor diferente dos demais.

Diversos fatores podem causar o amarelamento do dente, como o uso de cigarro, consumir alimentos com corante, o consumo de café, fatores genéticos, o avanço da idade, o uso de medicamentos, entre outros.

Não são todos os casos que podem ser solucionados com o clareamento dentário. Pessoas que possuem manchas congênitas, que tiveram muito contato com o flúor, que fazem ou fizeram uso do antibiótico tetraciclina ou que possuem manchas acinzentadas e acastanhadas não alcançarão os resultados esperados com o clareamento.

Vale lembrar, também, que este procedimento quando feito em casa pode comprometer a saúde dos dentes. Por isso, prefira a opinião de um especialista e o seu diagnóstico sobre o melhor tipo de clareamento para o seu caso.

5. Prótese dentária móvel

A Prótese dentária móvel, ou dentadura, como é popularmente conhecida, está entre os tratamentos odontológicos mais populares também. Ela tem a função de substituir diversos dentes faltosos na boca, podendo ser uma prótese parcial ou total.

A prótese parcial é utilizada quando o paciente ainda possui dentes bons, mas precisa repor os faltosos, então é feito um molde da boca do paciente para que sejam feitos pelo protético apenas os dentes que precisam ser substituídos, intercalando com os naturais.

A prótese total é utilizada quando o paciente já não possui nenhum dente e precisa refazer toda a sua arcada dentária, tanto a superior quanto a inferior.

O uso de prótese favorece a mastigação, melhora a fala e devolve a autoestima mediante a recuperação de um sorriso perfeito.

6. Periodontia: tratamento das gengivas

A Periodontia é conhecida principalmente por tratar de problemas relacionados à gengiva, porém, ela trata de todos os tecidos e estruturas que promovem a fixação dos dentes e que os circundam.

Problemas como a gengivite (inflamação das gengivas) e a periodontite (doença infecciosa geralmente ocasionada pelo agravamento da gengivite) são muito recorrentes nos consultórios. Além de tratar esses problemas, a periodontia também inclui a instrução do paciente sobre como prevenir problemas futuros.

Cuidar das gengivas e tecidos de sustentação dos dentes é extremamente importante, porque casos mais graves podem levar ao desgaste dos tecidos e à perda de dentes.

7. Endodontia: tratamento de canal

O tratamento de canal é um dos mais temidos pelos pacientes que frequentam o consultório odontológico. Porém, quando realizado por um bom profissional e com anestesia, o tratamento não causa dor. Na verdade, traz o alívio desta para o paciente.

A Endodontia trata de doenças e lesões na polpa e na raiz do dente, quadro que pode ser muito doloroso para o paciente. As alterações desses tecidos podem levar a inflamações, infecções ou necrose, e a Endodontia tem o papel de diagnosticar, controlar e tratar essas alterações, devolvendo a saúde para os tecidos ou fazendo a remoção destes, quando for o caso.

No tratamento de canal, quando é feita a remoção dos nervos danificados, o paciente não perde o dente antes dolorido, e continua mantendo uma vida normal, porém agora sem dor.

Os consultórios odontológicos ainda oferecem muitos outros tratamentos, como a extração de dentes, cirurgias e colocação de facetas e lentes dentárias. No entanto, vale lembrar que, para a maioria dos problemas bucais, é possível fazer a prevenção, com uma boa higienização, visitas regulares ao dentista, evitando maus hábitos como o cigarro e também mantendo uma alimentação equilibrada.

Os diversos tratamentos odontológicos visam ajudar as pessoas a recuperar a saúde bucal, a boa aparência dos dentes e também sua autoestima. Por isso, não conviva com dores ou incômodos causados por seus dentes, procure um especialista e recupere o sorriso perfeito.

Entre em contato com a Qualydent Odontologia Integrada e agende uma avaliação, ou tire suas dúvidas sobre os tratamentos odontológicos, porque um sorriso bonito também é sinal de saúde e bem-estar.