Não tem segredo: a melhor forma de cuidar da saúde bucal é escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir. É preciso fazer uma limpeza completa, utilizando também o fio dental. Muitas pessoas sabem desse cuidado preventivo, porém têm dúvidas na hora de escolher a melhor pasta de dente.

Nas prateleiras de farmácias e supermercados você encontra uma variedade enorme de produtos. No entanto, apesar de muitos terem propagandas atrativas, é preciso atenção na hora de escolher o creme dental mais adequado para o seu caso.

Acompanhe este post e conheça os tipos de pasta de dente e qual é a indicação de cada uma.

Ação Clareadora

Um creme dental muito popular é o de ação clareadora, que consegue eliminar as manchas mais superficiais dos dentes. Assim, não tem os mesmos efeitos do clareamento dental realizado no consultório odontológico, pois não consegue modificar a coloração dos dentes.

É um produto com ação abrasiva e funciona como uma lixa no esmalte dentário, por isso não é indicado para pessoas que sofrem de sensibilidade ou erosão dental.

O creme dental clareador pode ser uma boa opção para quem já realizou o tratamento de clareamento com o dentista e quer manter os resultados por mais tempo.

Para doenças periodontais

Para proteger a gengiva e evitar doenças periodontais existem pastas de dentes específicas, que podem ser prescritas pelo dentista. São produtos indicados para tratar problemas nesses tecidos, atuando como um medicamento. Assim, podem reduzir a vermelhidão, sangramentos e inchaços.

Por ter uma finalidade específica, não pode ser utilizada por um grande período de tempo no lugar, por exemplo, do creme dental convencional — pois pode causar escurecimento do esmalte dentário.

Para aliviar a sensibilidade

Pessoas que não podem consumir alimentos muito quentes ou frios por conta da sensibilidade dentária devem fazer uso de cremes dentais que auxiliam no alívio desse incômodo.

Sua formulação contém fluoreto de estanho, substância que consegue bloquear os canais ligados aos nervos dos dentes — reduzindo a dor no momento de consumir determinados alimentos.

Para saber qual é a melhor pasta dente para alívio da sensibilidade, peça orientação ao seu dentista.

Contra o mau hálito

O mau hálito é algo que incomoda e pode causar muita vergonha para as pessoas. Para reduzir o problema, existem cremes dentais que aumentam a sensação de refrescância.

Contudo, é importante destacar que o produto não vai combater o mau hálito. Para entender a origem do problema e realizar o tratamento correto, é importante fazer uma avaliação odontológica.

Para crianças

Crianças pequenas necessitam de cremes dentais específicos para cada idade, pois a ingestão do produto contendo flúor pode prejudicar a saúde geral e dos dentes em formação. Siga a orientação do seu dentista a respeito do tipo de dentifrício e da quantidade a ser usada na escova (sempre muito pouco!).

Para reparação do esmalte

Há ainda um tipo de creme dental com ação reparadora, pois é composto por substâncias que auxiliam na remineralização do esmalte dentário. É uma boa alternativa para dar um “reforço” ao esmalte de quem sofre com erosão dentária, mas não substitui o acompanhamento no dentista.

Apesar de tantas opções, é importante que o produto contenha flúor, mineral que protege os dentes das bactérias que causam a placa bacteriana e a cárie. Para escolher a melhor pasta de dente, não hesite em pedir informações ao dentista para que ele te indique aquela que trará mais benefícios para sua saúde bucal.

Gostou das nossas dicas? Confira outros conteúdos como este — é só seguir a nossa página do Facebook!