A odontologia evoluiu muito nos últimos anos — é um fato. Prova disso é que existem, hoje, muitos tratamentos mais robustos e com resultados ainda melhores que antigamente. Um exemplo é o mock-up em odontologia, uma ferramenta muito útil quando o assunto é planejamento e resultados nos tratamentos de cunho estético. 

Ainda assim, o termo ainda é muito técnico e, justamente por isso, desconhecido por muitas pessoas. Para entender um pouco melhor como ele é usado e os benefícios que pode trazer para os resultados, leia este post até o final e fique por dentro do assunto. Vamos lá?

Afinal de contas, o que é o mock-up em odontologia?

A palavra mock-up vem do inglês e significa “modelo” ou “maquete”. Ela é usada em várias situações, mas, no caso da odontologia, refere-se a uma técnica de planejamento para que o cirurgião-dentista consiga prever melhor os resultados do tratamento. O procedimento também é conhecido como ensaio diagnóstico.

Essa iniciativa melhora consideravelmente a comunicação entre o dentista e o paciente, porque este consegue entender mais ou menos o que será feito. E tem mais: o paciente também consegue palpitar e interferir na mudança de seu sorriso. Isso acontece porque o uso do mock-up faz com que ele consiga enxergar o que está sendo feito.

A técnica é explorada em situações especiais, como tratamentos com lâminas de porcelana, facetas dentárias e outros procedimentos desse tipo.

Como ele é feito?

Depois de entender o que é o mock-up, é bem provável que esteja curioso sobre como ele é feito, certo? Nada de se preocupar, pois também levantamos a resposta para essa questão.

Como adiantamos, sua criação envolve muito planejamento. Para isso, o dentista avalia a boca do paciente e, de forma conjunta, os traços faciais. Esse processo acontece por um especialista e envolve fotos e a moldagem de como é a arcada dentária. Todos esses passos são muito importantes, pois ajudam na confecção de um mock-up que atenda à particularidade de cada paciente.

Ele funciona como um teste prévio em que o dentista e o paciente conseguem visualizar os primeiros resultados. Como esse teste permite que ele perceba as mudanças na boca, esse é o momento para relatar alguma dificuldade de adaptação com o formato ou a funcionalidade do tratamento, além de destacar o que gostou e não gostou. 

Convenhamos: essa é uma forma eficaz de se informar sobre o que virá pela frente, um ponto que aumenta muito a previsibilidade do tratamento.

Como se faz o procedimento?

Como você deve imaginar, existe um passo a passo para a criação de mock-up em odontologia. Conheça os principais deles a seguir.

Alinhamento de expectativas

Esse primeiro passo envolve uma questão de diagnóstico e planejamento. Para isso, o profissional especializado conhece o cliente, procura entender suas expectativas e, depois disso, apresenta as possibilidades de tratamento para atender a sua necessidade.

Esse momento envolve, também, uma análise do tipo de rosto do paciente, como o posicionamento da mandíbula e outros aspectos da face. Além disso, algumas fotografias são tiradas, pois ajudam muito nas análises posteriores. 

Planejamento digital do sorriso

Esse procedimento envolve o desenho das linhas e formas do rosto em imagens de alta qualidade na tela de um computador. A ideia é enxergar com mais facilidade as limitações, desarmonias e outros detalhes da face de cada paciente. 

Essas informações permitem a comunicação entre os membros de uma equipe multidisciplinar, o que faz toda diferença na tomada de decisões (principalmente de casos mais complexos). Esse ponto torna o diagnóstico mais fácil e os resultados mais efetivos.

Enceramento dos modelos de estudo

Depois de traçada uma estratégia, o paciente consegue visualizar os resultados por meio do enceramento do modelo. No enceramento, o modelo é modificado acrescentando cera para fazer uma alteração na forma dos dentes no formato que estes ficarão ao final. Por meio dele é possível avaliar questões como linha média, posicionamento dental, linha alta do sorriso e vários outros aspectos.

Restauração diagnóstica de resina

Depois do enceramento, é feito um guia de transferência. Ele prevê o tipo de resina que será usada na boca do paciente, um passo que faz toda diferença, pois fica mais fácil escolher questões como cor e outros detalhes dessa forma.

Esse procedimento pode ser feito por um guia de transferência ou por meio de matrizes plásticas fabricadas a vácuo.

Vale lembrar que a confecção pode ser feita no modelo em resina acrílica e, em seguida, transferido para a boca ou, caso se prefira, diretamente na boca do paciente. Ao se inserir o guia preenchido com o material na boca do paciente, transfere-se a forma do enceramento para os dentes. Aqui podem ser usadas as resinas bis-acrílicas (Protemp™, 3M ESPE, Luxatemp™, DMG, Structur 2 SC, Voco, Systemp C&B, Ivoclar Vivadent).

Tratamento

Ao fim de todos os pontos de planejamento, chega o momento do tratamento em si. É bom ter em mente que a decisão de usar o procedimento de mock-up parte do profissional. Entretanto um dentista com esse tipo de expertise dificilmente vai desperdiçar a chance de explorar a técnica e garantir um procedimento melhor para os dois lados.

Quais são os principais usos do mock-up?

O mock-up em odontologia pode ser usado em várias situações, como alteração na forma dos dentes, dentes com desgaste, diastemas e outras oportunidades estéticas.

Como adiantamos, essa medida ajuda muito no alinhamento de expectativas. Além de o paciente perceber mais ou menos o que o tratamento fará, também tem a possibilidade de mostrar para os familiares e amigos.

Esse ponto faz toda diferença, pois assim o plano de tratamento pode seguir os desejos dele. Caso o paciente não goste de algo, por exemplo, o processo pode ser feito nos provisórios até o resultado desejado.

E tem mais: o mock-up também ajuda muito a reduzir a ansiedade em relação ao tratamento. Isso pois é possível perceber uma prévia do final.

Depois de ler este post, ficou bem mais fácil entender como é usado o mock-up em odontologia. O procedimento é muito interessante e ajuda bastante a pré-visualizar o possível resultado estético que vai transformar o seu sorriso!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer continuar acompanhando o que temos produzido, assine a nossa newsletter agora mesmo.