O tratamento ortodôntico pode ser curto ou demorado e, durante esse período, é comum acontecer alguns imprevistos e pequenos acidentes. Uma das situações mais comuns é a quebra dos brackets. 

Os brackets são as peças coladas aos dentes e unidas por um fio metálico (o arco). Eles são fundamentais para puxar ou empurrar os dentes, corrigindo-os. No entanto, quando ocorre a sua quebra, além do desconforto, o dente também pode ser danificado.

Você usa aparelho e quer evitar esse problema? Então não deixe de conferir nossas 4 dicas para evitar transtornos com a quebra dos brackets. Acompanhe!

1. Utilize protetor bucal durante a prática de esportes

Quem utiliza aparelhos e pratica esportes, principalmente aqueles de alto impacto, provavelmente já deve ter sofrido a quebra dos brackets durante alguma queda ou golpes inesperados. Por isso, a recomendação é que, nesses momentos, seja utilizado um protetor bucal. 

2. Evite alimentos duros e pegajosos

Alguns alimentos podem provocar a quebra dos brackets! Milho-verde em espiga, maçã, nozes e salgadinhos duros são alguns deles que durante a mordida podem causar danos no aparelho.

Por isso, evite esses alimentos ou pelo menos tente cortá-los, dividindo-os em pedaços pequenos. No caso da maçã, vale a pena ingeri-la na forma triturada em vitaminas ou sucos, por exemplo, ou fatiada em pedaços menores.

Além disso, reduza o consumo de doces pegajosos, como caramelos, alcaçuz e outros do tipo. Esses alimentos grudam e cobrem os brackets, e quanto mais você mastigar, mais pressão será feita, podendo provocar a quebra da peça. 

3. Não mastigue gelo

Sim, muitas pessoas têm o hábito de mastigar gelo. Para quem usa aparelho ortodôntico, isso deve ser evitado, pois, por ser duro, o gelo pode quebrar os brackets! Além disso, se for consumir algo gelado, tente triturar o alimento no liquidificador ou com algum utensílio de cozinha.

4. Considere usar o Invisalign

Os alinhadores invisíveis como o Invisalign é uma opção muito mais discreta do que os aparelhos ortodônticos convencionais. Isso sem contar que é uma excelente solução contra a quebra de brackets, uma vez que eles não contam com essa peça.

O Invisalign utiliza jogos de alinhadores sequenciais removíveis, semelhantes a moldeiras, feitos sob medida para cada etapa do tratamento. Essa tecnologia não faz uso de peças coladas aos dentes, somente pequenos fragmentos de resinas que chamamos de attachments e, por consequência, não utiliza fios ortodônticos —, trazendo comodidade e facilidade para o paciente realizar a higiene necessária do dia a dia, com facilidade.

Aliás, esse tipo de tratamento ortodôntico tem alta taxa de sucesso. Assim, os pacientes  que seguem o tratamento corretamente, usando o aparelho Invisalign todos os dias, têm seus dentes corrigidos perfeitamente. 

Essas foram algumas dicas para evitar a quebra dos brackets. Se mesmo assim isso ocorrer, não procure soluções caseiras ou improvisadas para tentar colar, cortar ou remover o arco. Guarde os brackets e procure rapidamente o seu dentista! Por fim, não deixe de frequentar as consultas! Afinal, a manutenção é um dos fatores primordiais para o sucesso no tratamento.

Gostou da ideia do Invisalign e quer parar de usar o aparelho convencional? Conheça aqui algumas opções discretas para tratar dos dentes tortos!