Um caldo quentinho, um sorvete gelado ou até uma água mais fria. Todos esses itens podem ser um verdadeiro pesadelo para quem sofre com sensibilidade nos dentes.

O problema acontece com muitas pessoas e normalmente é causado devido ao desgaste do esmalte dos dentes. Essa ação leva a exposição da dentina, a parte mais interna do dente e repleta de terminações nervosas, causando dor até mesmo com a passagem do ar pela boca.

Você sofre com sensibilidade nos dentes? Então veja os principais motivos que podem estar contribuindo para esse problema!

Principais causas da sensibilidade nos dentes

Dieta inadequada

Você sabia que os alimentos que consome podem afetar a saúde dos seus dentes? Ter uma dieta rica em fontes de ácidos (como refrigerantes, molho de tomate e frutas cítricas) pode danificar o esmalte dos dentes e facilitar a ocorrência da sensibilidade. O ideal é sempre fazer um bochecho com água logo após ingerir esses itens.

Além dos alimentos ácidos, o açúcar também pode comprometer a sua saúde oral, principalmente porque ela estimula o aumento das bactérias presentes na boca. Se a sua escovação for inadequada, essa superpopulação pode levar à inflamações e à retração da gengiva, expondo a dentina e causando dor.

Mau posicionamento dos dentes

Os dentes tortos também podem levar à problemas de sensibilidade. Isso porque o alinhamento incorreto causa desvios de mordida e desgastes acentuados e irregulares. Com o excesso de força em pontos inadequados, o esmalte também tende a se desgastar, causando a sensibilidade.

Escovação incorreta

A escovação também tem papel fundamental quando o assunto é a sensibilidade dentária. Quem usa muita força ou faz uma escovação muito agressiva, pode acabar levando à retração gengival e expondo a raiz do dente, uma situação que causa muita dor. É importante também o uso de escovas macias que causam menos danos aos dentes.

Mas, quem não escova bem os dentes também pode sofrer com o problema. Nesse caso, as vilãs são as bactérias que passam a agredir e inflamar a gengiva, ou até provocar um desgaste dentário, como acontece com os casos de cárie.

Fraturas dos dentes

Qualquer lesão ou fratura envolvendo os dentes deve ser analisada pelo dentista. Isso porque, até as microfraturas podem provocar rachaduras no esmalte, expondo a dentina e causando muita dor. Quem tem restauraçõess também deve ficar de olho, já que rachaduras nesse local também causam desconforto intenso.

Creme dental impróprio

Ao passar pelo mercado você pode notar que existe uma infinidade de tipos de cremes dentais, inclusive alguns que prometem deixar os dentes mais brancos. Muitas dessas fórmulas usam itens extremamente abrasivos. Você pode causar desgaste no esmalte ao usar esses cremes dentais com frequência.

Tratamentos odontológicos

Alguns tratamentos podem desencadear a sensibilidade que, nesses casos, costuma ser pontual e reversível quando a intervenção termina. É o caso do clareamento dental e também do aparelho ortodôntico. Nesse último caso, o motivo é a movimentação dos dentes, alterando a relação entre a coroa e a gengiva.

Refluxo e outros problemas de saúde

O refluxo e a bulimia podem estar por trás da sua sensibilidade. Afinal, esses dois problemas de saúde aumentam a acidez na boca, favorecendo a erosão do esmalte.

Como tratar a sensibilidade nos dentes?

Se você está sofrendo com a sensibilidade, o melhor a fazer é buscar auxílio odontológico, afinal somente um profissional é capaz de compreender as causas do problema, tratando-as corretamente.

Alguns tratamentos possíveis são:

  • usar pasta dental específica para dentes sensíveis;
  • modificar a escovação, preferindo os movimentos circulares e mais leves;
  • usar uma escova com cerdas macias ou até a escova elétrica para quem não consegue dosar a força;
  • fazer bochecho com água logo após consumir alimentos ácidos e esperar até 1 hora para fazer a escovação;
  • aplicar flúor, algo feito em consultório pelo dentista, ajudando na remineralização do dente afetado;
  • cirurgia na gengiva para os casos de retração gengival;
  • usar o laser terapêutico que atua como um “sedativo” para as fibras nervosas;
  • tratar os problemas odontológicos ou de saúde que podem estar causando o problema.

Depois de ler este conteúdo, você já consegue identificar a possível causa para a sua sensibilidade nos dentes? Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba sempre conteúdos interessantes como este diretamente no seu e-mail!