Não são todas as pessoas que nascem com os dentes perfeitamente alinhados. Na verdade, a maioria apresenta alguma assimetria no sorriso, mas que pode ser corrigida por meio de um tratamento ortodôntico.

Esse procedimento é importante porque dentes desalinhados provocam insatisfação com o sorriso. Isso em função da estética ou dos incômodos que podem trazer, como dificuldades para mastigar, dores e disfunções respiratórias. Todos eles afetam de forma negativa o estilo de vida e a confiança da pessoa.

Mas o tratamento ortodôntico ajuda a elevar a autoestima de quem tem dentes tortos, e nós preparamos este artigo para explicar como isso acontece. Continue lendo e veja os impactos positivos desse procedimento na satisfação com a própria imagem.

Tratamento ortodôntico e autoestima

O sorriso é o nosso cartão de visitas e impacta de forma significativa a imagem. Por isso, quando os dentes estão desalinhados, eles provocam prejuízos estéticos que causam a insatisfação da pessoa com a sua própria aparência.

Além disso, dentes tortos afetam a saúde bucal, provocando dores, dificuldade para mastigar, prejuízos na articulação de palavras e higienização ineficiente, que pode causar mau hálito e outros problemas.

É por isso que essa característica afeta a autoestima das pessoas, mas é possível corrigir esses desalinhamentos com um tratamento ortodôntico. Ele consiste em reposicionar os dentes e alinhar a arcada dentária para que ela fique harmônica.

Desse modo, todo o conjunto terá uma simetria contribuindo para a estética facial e a funcionalidade dos dentes. Sendo assim, a pessoa que realiza esse procedimento alcança resultados positivos e fica mais satisfeita com a sua aparência.

Os tratamentos ortodônticos ajudam a elevar a autoestima de crianças, jovens e adultos. A seguir, listamos alguns dos seus benefícios para você entender como isso acontece.

Mais confiança

O tratamento ortodôntico ajuda a dar mais confiança para a pessoa. Como ela sabe que não há nenhum problema com a sua imagem, não sente medo de interagir com os demais. Também acredita em seu potencial e não fica insegura com a opinião ou a aceitação da sociedade.

Segurança para encarar desafios

Como o indivíduo se sente mais confiante e explora o seu potencial, se sente seguro para encarar os desafios que se apresentam no dia a dia. Afinal, a sua postura se torna mais ativa, ele não sente medo de colocar a sua opinião ou expor o que pensa. Sendo assim, encara os problemas e aproveita as oportunidades que surgem.

Desenvolvimento da sociabilidade

Dentes desalinhados, por causarem insegurança e baixa autoestima, tornam a pessoa mais tímida e retraída. O tratamento ortodôntico pode reverter esse comportamento, favorecendo a aceitação dela com relação à sua própria imagem. O indivíduo se sente seguro e não tem medo de ser rejeitado, relacionando-se melhor socialmente.

Reconhecimento de qualidades pessoais

Quando existe uma característica que não nos agrada, fica difícil percebermos as demais qualidades que temos. Sendo assim, ao realizar um tratamento ortodôntico e eliminar o problema dos dentes desalinhados, a pessoa consegue perceber em si aquilo que ela tem de bom, valorizando ainda mais quem é.

Principais indicações do tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico é indicado para corrigir desalinhamentos e assimetrias dos dentes e ossos faciais. O procedimento é indicado para casos de:

  • problemas na mordida (cruzada, profunda, invertida etc.);
  • dentes apinhados,
  • diastemas;
  • desalinhamentos.

Portanto, ele traz soluções para problemas de origens diversas, que envolvem tanto a aparência quanto a dinâmica da estrutura bucal, como:

São várias as correções que o tratamento ortodôntico pode realizar, e é por isso que ele traz tantos impactos positivos para a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa. E com tantas opções de aparelhos que existem atualmente, é possível reposicionar os dentes de uma forma muito discreta e eficaz.

Então, se o aspecto dos seus dentes não lhe agrada, procure um especialista. Um tratamento ortodôntico pode ser a solução para o seu problema. Ele ajuda a valorizar ainda mais o seu sorriso e a sua imagem, possibilitando que você explore o seu potencial sem medo.

Nós podemos ajudar você a deixar o seu sorriso ainda mais belo. Entre em contato com a nossa equipe e conheça as diversas opções de tratamento que temos à sua disposição.